Notícias Organismos Públicos

Todas

2022-06-22 15:34:00 -

Carlinhos Camelô protocola PL que propõe a Política de Orientação, Apoio e Atendimento ao Cuidador Familiar

Projeto protocolado na Câmara de Campinas pelo vereador Carlinhos Camelô (PSB) propõe a criação da Política Municipal de Orientação, Apoio e Atendimento ao cuidador familiar não remunerado da pessoa Idosa ou em situação de dependência, com finalidade de garantir aos cuidadores, o acesso em programas públicos de educação profissional, de geração de emprego e renda, de estímulo ao empreendedorismo e de intermediação de mão de obra; fomentação de programas de orientação, treinamento, apoio assistencial e conscientização aos familiares e cuidadores; e criação de campanhas informativas buscando manter a população informada.

“O objetivo é prestar assistência e amparar a figura do cuidador familiar, garantindo assim, o cuidado com quem está cuidando”, explica Carlinhos Camelô

De acordo com o projeto, considera-se cuidador familiar a pessoa, membro ou não da família, que, sem remuneração, assiste ou presta cuidados à pessoa idosa ou em situação de dependência para o exercício de atividades básicas da vida diária. Também, destaca-se, que o Poder Executivo, poderá firmar convênios com universidades, organizações da sociedade civil, entidades de direito público ou privado e redes hospitalares. Garantindo esses direitos por até dois anos da data do óbito ou da institucionalização.

“O intuito é reconhecer a figura do cuidador familiar e lhe permitir o acesso aos programas sociais do município, tanto para apoio psicológico, quanto para geração de renda e emprego. Uma vez que quando os familiares vêm a óbito, os cuidadores ficam desemparados e desatualizados frente ao mercado de trabalho”, finaliza o vereador.

 

Texto: Gabinete do vereador Carlinhos Camelô (PSB)

Foto: Diretoria de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Campinas