Notícias Organismos Públicos

Todas

2022-01-19 12:02:00 -

Capital tem final de manhã de quarta-feira com céu claro

Manhã de quarta-feira (19) termina com céu claro e sol na capital paulista. Conforme dados das estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam 31,4°C em média. A máxima pode marcar 32°C.

A umidade relativa do ar oscila em torno de 50% e pode chegar até 38%. Não há chuvas na cidade, porém, entre o meio da tarde e o início da noite, o calor e a entrada da brisa marítima geram áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva com intensidade moderada a forte. 

Há potencial para rajadas de vento, descargas elétricas e formação de alagamentos. O solo encharcado aumenta o risco de deslizamentos nas áreas de encosta, além do transbordamento de pequenos rios e córregos. 

De acordo com dados estatísticos do CGE da Prefeitura de São Paulo, em todos os 18 dias de janeiro de 2022 houve registro de chuva, e já são 20 dias consecutivos com precipitação na cidade. A média de janeiro é de 24 dias de chuva. O acumulado médio até às 07h desta quarta-feira (19) está em 133,3mm, o que corresponde a 52,1% da média de janeiro que é de 255,7mm.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A quinta-feira (20) será mais um dia típico de verão, com muito sol e temperaturas elevadas. Entre o meio da tarde e o início da noite, a combinação de calor e entrada da brisa marítima forma nuvens carregadas que provocam chuva em forma de pancadas isoladas com até forte intensidade. Os termômetros oscilam entre a mínima de 19°C e a máxima de 32°C.

Na sexta-feira (21), o cenário não muda. Manhã ensolarada e tarde abafada com aumento de nuvens e potencial para chuva rápida e isolada. Mínima de 20°C e máxima de 32°C.