Notícias Organismos Públicos

Todas

2022-01-14 16:54:00 -

São Paulo e Porto Alegre debatem alternativas para a mobilidade

O prefeito Ricardo Nunes recebeu nesta sexta-feira (14) o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. O encontro, que aconteceu na sede da administração municipal, região central, teve o objetivo de continuar a mobilização nacional por soluções à crise do transporte nas grandes cidades.

“Já estivemos juntos em Brasília discutindo esse tema e estamos unindo forças com outros locais para poder construir junto ao governo federal um apoio às cidades para conter o avanço das tarifas. Focar no transporte é olhar para a qualidade do serviço e para o meio ambiente”, afirmou Nunes.

Entre os assuntos discutidos pelos prefeitos está a criação de receitas extratrarifárias para o transporte, além de uma fonte permanente de financiamento que inclua os entres estaduais e a União na coparticipação para subsidiar o serviço público.

Atualmente, a questão do financiamento do transporte público é um dos principais desafios das grandes cidades, e está relacionada à qualidade do serviço prestado, o alto custo e à defasagem do sistema diante da nova dinâmica das metrópoles.

“Como maior cidade da América Latina, é fundamental ter a capital paulista nesta mobilização pelo financiamento e contribuindo com a experiência de um sistema amplo e complexo de transporte. É essencial que o governo federal e os governos estaduais entrem nesse processo. Subsidiar as isenções para quem tem mais de 65 anos é uma das possibilidades que ajudaria a recuperar o sistema”, defendeu Melo.