Notícias Organismos Públicos

Todas

2000-06-21 16:37:00 -

Comissão de Agricultura e Pecuária recebe reivindicações do setor de suinocultura

O Grupo Temático Agricultura e Agronegócio do Fórum São Paulo Século XXI, promovido pela Assembléia Legislativa, reuniu nesta terça-feira, 20/6, representantes da cadeia produtiva da suinocultura paulista e da Câmara Setorial em São Paulo para discutir a atual situação do setor e as prováveis medidas de estímulo. O grupo é coordenado pelo deputado Duarte Nogueira (PSDB).

Uma das principais preocupações do setor refere-se à concorrência com a carne suína procedente do sul do país. Por causa dos incentivos fiscais concedidos pelos governos daquela região, a carne suína chega a ser comercializada no Estado de São Paulo a preços mais baixos do que os cobrados pelos criadores paulistas.

Ao buscar a competitividade da carne paulista, os produtores defendem a implantação de linhas de financiamento através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou bancos estatais para custeio e investimento.

Para os produtores, a suinocultura paulista precisa de medidas de proteção para ser estimulada principalmente depois de obter o certificado de área livre de febre aftosa, que também tem implicações sobre a carne suína.

Segundo Nogueira, é fundamental para o agronegócio paulista a discussão sobre as dificuldades que cada cadeia produtiva vem enfrentando. "No caso do setor sucroalcooleiro, por exemplo, a discussão terminou com a assinatura de pacto entre todos os elos da cadeia e liderado pelo governador Mário Covas para estimular a produção do álcool. Na citricultura caminhamos para o mesmo resultado", disse o deputado.

As propostas apresentadas pelo setor serão encaminhados junto a órgãos do governo pela coordenação do grupo temático. A próxima reunião está marcada para o próximo dia 28/6, para debater o tema "Agricultura e Pecuária com Irrigação para o Desenvolvimento".

(Mais informações, ligue para o gabinete do dep. Duarte Nogueira - 3886-6790/6794)