Notícias Organismos Públicos

Prefeitura

2022-07-06 18:16:00 -

Comunidade Jongo Dito Ribeiro realiza neste sábado Arraial Afro-Julino

A Comunidade Jongo Dito Ribeiro realiza neste sábado, dia 9 de julho, a partir das 12h, o Arraial Afro-Julino, considerada a maior festa organizada pela sociedade civil em Campinas e região. A estimativa dos organizadores é de atrair cerca de 2 mil pessoas. O Arraial é uma festa julina anual, que ocorre sempre no segundo sábado do mês de julho.

 

 

A festa inicia tradicionalmente com o terço a São Benedito e depois segue com apresentações culturais e artísticas de grupos parceiros de diversas localidades do estado de São Paulo do segmento afro. Haverá jongo (rodas com toque, canto e dança de origem africana), samba, maracatu, rap e outras manifestações culturais afro-brasileiras, além da disposição de barracas de comidas típicas juninas e artesanato.

 

 

A Casa de Cultura Fazenda Roseira, instalada na sede de uma antiga fazenda, na periferia de Campinas sediará a festa. Toda a elaboração, desenvolvimento, divulgação e organização do Arraial é realizada pela própria comunidade, unindo gerações, amigos e familiares.

 

 

A Comunidade Jongo Dito Ribeiro é um grupo que reconstitui a manifestação Jongo em Campinas, por meio da memória Benedito Ribeiro, de rodas com toque, canto e dança, com o objetivo de compartilhar e continuar com essa tradição ancestral. A Comunidade completa 20 anos em 2022.

 

 

A programação geral do evento pode ser ser conferida no site: http://comunidadejongoditoribeiro.wordpress.com/

 

 

Arraial Afro-Julino da Comunidade Jongo Dito Ribeiro

 

Quando: sábado, dia 9 de julho

 

Horário: a partir das 12h

 

Ingresso: R$ 70,00

 

Local: Casa de Cultura Fazenda Roseira – Rua Domingos Haddad, 1, Residencial Parque da Fazenda, Campinas