Notícias Organismos Públicos

Prefeitura

2022-01-21 12:15:00 -

Portal do Transportador: agendamento da inspeção veicular será on-line

Com o objetivo de agilizar e facilitar uma importante etapa do processo de emissão da permissão do transporte de interesse público, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) lança, nesta sexta-feira, 21 de janeiro, o “Portal do Transportador”. Agora, a inspeção veicular pode ser agendada on-line, diretamente no site da Emdec.

 

Adicionado ao atual Sistema de Gestão de Modais de Transporte (SiMTransp), o novo recurso beneficia cerca de 1,6 mil permissionários regularmente cadastrados no transporte escolar, fretamento, transporte individual de passageiros por táxi e no Serviço de Transporte Alternativo Municipal (STAM).

 

A ferramenta elimina o agendamento telefônico, que era realizado desde 1994, e dá mais autonomia aos transportadores, já que é possível visualizar, diretamente no site, as datas e horários disponíveis e agendar a inspeção veicular. “Queremos simplificar, cada vez mais, os serviços oferecidos pela Emdec, facilitando a vida da população”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

 

A Diretora de Projetos Estratégicos e Cidade Inteligente da Emdec, Mariana Savedra Pfitzner, enfatiza que "o Portal do Transportador vai agilizar o agendamento das inspeções, tornando o processo virtual. É mais um recurso tecnológico a serviço do usuário, em prol da desburocratização”.

 

O permissionário deverá cumprir duas etapas distintas – a solicitação e o agendamento da inspeção veicular. Na primeira opção, é gerada a guia de recolhimento da taxa vigente. A opção de agendamento só é disponibilizada pelo sistema após o pagamento.

 

No fluxo anterior, o permissionário gerava a guia de arrecadação para pagamento somente após o agendamento telefônico da inspeção veicular. Cabia à Emdec verificar a situação do pagamento no momento da inspeção. Todo o processo era reiniciado nos casos em que o pagamento não era confirmado. “O aumento da eficiência é outra vantagem, já que reduziremos o número de atendimentos telefônicos e eliminamos a etapa de verificação do pagamento”, completa Riverete.

 

Passo a passo

 

Para utilizar a ferramenta de agendamento, é necessário acessar o SiMTransp (transporte.emdec.com.br/simtranspPortal) e realizar um cadastro prévio, informando CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), CEP, e-mail e telefone. Na sequência, uma senha deverá ser cadastrada. Uma vez cadastrado, o transportador sempre acessará o sistema informando o CPF/CNPJ e a senha.

 

1. Solicitação da Inspeção Veicular

 

- Selecione a modalidade de atuação (transporte escolar, fretamento, táxi ou alternativo).

- Acesse a opção “Inspeção – Criar Solicitação”.

- Na listagem apontada pelo sistema, selecione os veículos que serão vistoriados para gerar a guia de recolhimento dos preços públicos vigentes. É possível gerar uma única guia de arrecadação para mais de um veículo.

- Selecione a opção de pagamento desejada: cota única ou parcelamento. A guia de arrecadação pode ser parcelada em até três vezes.

 

O agendamento da inspeção será liberado após o pagamento da guia de arrecadação, na rede credenciada. Após o pagamento do boleto, o prazo para a compensação é de até três dias úteis.

 

 

2. Agendamento da Inspeção Veicular

 

Uma vez compensado o pagamento, o transportador deve acessar novamente o sistema para agendar a inspeção:

 

- Acesse a opção “Inspeção – Criar Agendamento”.

- O sistema mostrará uma listagem com a placa dos veículos já liberados para a realização da inspeção veicular. O agendamento deve ser realizado individualmente para cada veículo. Selecione a opção desejada entre as datas e horários disponíveis.

- Uma confirmação de agendamento será enviada para o e-mail cadastrado.

- Na data e horários agendados, dirija-se com o veículo cadastrado ao Departamento de Inspeção Veicular da Emdec, localizado na Rua Dr. Salles Oliveira, 1.380, portaria 3, na Vila Industrial.

 

Na opção “Inspeção – Listar Agendamento”, é possível ainda visualizar ou excluir um agendamento realizado. A exclusão deve ser feita quando houver a necessidade de reagendar. Nesse caso, é necessário repetir o passo a passo relativo ao agendamento.

 

Inspeção Veicular

 

O Departamento de Inspeção Veicular é o instrumento da Emdec para garantir a qualidade e segurança do serviço prestado por toda a frota do transporte público na cidade. Realizada periodicamente, de acordo com a modalidade de transporte, a inspeção veicular tem como base as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro e resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

 

O objetivo é identificar as condições dos veículos no que se refere à manutenção, segurança, equipamentos obrigatórios, conforto e conservação. São cerca de 700 itens analisados, distribuídos em 10 grupos: freio, suspensão, chassi, transmissão, sistema rodante, sistema de direção, carroçaria, elétrica, cano de descarga e componentes complementares.

 

Campinas instituiu a inspeção veicular em 1994, sem a necessidade agendamento. Em 2010, por conta do aumento da demanda, o agendamento passou a ser controlado manualmente. Em 2015, a Emdec chegou a lançar o sistema interno “Agenda Web”, que não apresentava a comodidade da nova ferramenta e ainda era atrelada ao atendimento telefônico.

 

Para mais informações sobre o novo recurso, acesse a seção "Transporte", opção "Portal do Transportador", no site da Emdec.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40

Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados

Crédito: Divulgação

Foto: A ferramenta elimina o agendamento telefônico e dá mais autonomia para os transportadores. | Crédito: Divulgação

A ferramenta elimina o agendamento telefônico e dá mais autonomia para os transportadores.