Notícias Organismos Públicos

Prefeitura

2010-01-22 16:35:00 - Notícias

123 moradias localizadas em área de risco já foram demolidas

Tiago de Souza

 

A Prefeitura totalizou nesta sexta-feira, 22 de janeiro, 123 demolições de um total de 179 moradias condenadas por estarem com risco de deslizamento ou desmoronamento. Nesta sexta-feira, dia 22, foi realizada uma demolição no bairro Chico Amaral, região Norte da cidade.

 

As demolições dessas moradias seguem um cronograma elaborado por uma força-tarefa da Prefeitura, com a participação da Secretaria de Habitação (Sehab), Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, secretaria de Serviços Públicos, secretaria de Infraestrutura e Administrações Regionais.

 

Todas as famílias que tiveram a moradia demolida foram inclusas no Programa Auxílio Moradia, que estabelece o pagamento mensal de uma ajuda no valor de R$ 253,00 durante doze meses, podendo renovar por mais doze. Nesse período, a Prefeitura se compromete a encaminhar a família para um empreendimento habitacional desenvolvido pelo poder público.

 

“Temos sempre que realizar diversas vistorias para saber da necessidade ou não de interdição de habitações, principalmente nesse período de chuvas intensas. Quando não há solução, a remoção é feita, assim como o cadastramento e, posteriormente, a demolição”, explica o coordenador de Habitação Popular e secretário de Habitação em exercício, João Leopoldino.

 

A região mais afetada pelas chuvas dos últimos meses é a Sul, que já teve 101 casas demolidas, principalmente os bairros Jardim Marisa e Santa Eudóxia. Outra área com grande número de famílias removidas é na Sudoeste, com 13 interdições. “Na Sudoeste ainda temos o Jardim Paraíso de Viracopos, uma extensa área de risco que ainda deverá ter outras demolições”, afirma Leopoldino.

 

No início da próxima semana mais seis demolições já estão programadas. Na segunda-feira, 25 de janeiro, serão três na região Sul. O restante será feito no dia seguinte na região Sudoeste. “Se o número de demolições mantiver o mesmo, acreditamos que em duas semanas finalizaremos esse trabalho. A cautela fica por conta da previsão de novas chuvas fortes na cidade”, alerta o secretário de Habitação em exercício.

 

 

 

Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40

Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados