Notícias Organismos Públicos

Prefeitura

2010-01-22 11:03:00 - Notícias

EMDEC já vistoriou 639 veículos de transporte de escolares

Márcio Souza

 

Balanço da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) aponta que até esta quinta-feira, dia 21 de janeiro, 639 veículos escolares haviam passado por vistoria. Deste total, 534 foram aprovados, receberam o selo amarelo e já estão liberados para a prestação do serviço. Já os 105 restantes devem regularizar itens reprovados.

 

Até o momento, 758 transportadores escolares agendaram a inspeção. A solicitação da vistoria deve ser protocolada até o dia 29 de janeiro. Os condutores que não protocolarem a solicitação estão impedidos de prestar o serviço no município, durante o primeiro semestre de 2010.

 

A inspeção é realizada a partir das 8h, no Departamento de Inspeção Veicular (DIV) da EMDEC, que fica na Avenida John Boyd Dunlop, 8.050, no Jardim Satélite Íris II. Por dia, são realizadas cerca de 60 vistorias de escolares, entre agendamentos e retorno. Mais de mil itens são verificados pelos profissionais da EMDEC.

 

As vistorias do serviço de transporte escolar são realizadas semestralmente, nos meses de janeiro e julho, conforme determinação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

 

Frota de escolares

 

Estimativa da EMDEC revela que neste mês de janeiro, cerca de mil veículos devem passar pela inspeção. A frota cadastrada do transporte escolar totaliza 1.384 veículos (sendo 647 autônomos e 737 veículos de empresas). Entretanto, de um ano para o outro, existem desistências; ou mesmo alguns veículos deixam de operar, por falta de documentação.

 

Cerca de 40 mil estudantes dependem do transporte escolar no município. Deste total, 30% são crianças do Ensino Infantil, 50% são crianças do Ensino Fundamental e 20% são jovens do Ensino Médio.

 

Selo amarelo

 

Após concluir a inspeção obrigatória, o condutor recebe um selo que atesta as condições de segurança do veículo. Neste semestre, o selo é amarelo.

 

A EMDEC aconselha aos pais dos alunos que verifiquem a presença desse selo no veículo, antes de assinarem contrato com os transportadores. Somente os veículos com a identificação podem prestar o serviço em Campinas.

 

Em caso de dúvidas, ou denúncias, a população pode entrar em contato com o Disque-CIMCamp, pelo telefone (19) 3772-1517.

 

Penalidades

 

O artigo 230 do CTB determina como infração grave o transporte de escolares sem autorização dos órgãos municipal e estadual (EMDEC e Ciretran). Neste caso, o transportador está sujeito a perder cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

Durante as fiscalizações do transporte escolar, a EMDEC notifica o transportador na primeira autuação. Na reincidência, a Empresa faz a apreensão do veículo ao Pátio e aplica multa de cerca de 2.500 Unidades Fiscais de Campinas (UFIC’s), o correspondente a R$ 5.213,75.

 

 

 

 

Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40

Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados