Notícias Organismos Públicos

Prefeitura

2010-01-22 10:38:00 - Notícias

Prefeitura inicia operação tapa-buracos a partir desta segunda-feira

Sonia Viana

 

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, deflagra a partir desta segunda-feira, dia 25 de janeiro, um mutirão de operação tapa-buracos para manter em boas condições o pavimento das vias públicas do município, principalmente os itinerários de ônibus e grandes corredores de tráfego.

 

O trabalho será desenvolvido pelas cinco diretorias de macrorregiões e envolverá equipes ligadas às Administrações Regionais (ARs) e subprefeituras, além de reforço de equipes terceirizadas.

 

De acordo com o Coordenador de Projetos Especiais e responável pelo planejamento do mutirão, Fábio Giardini Pedro, cada macroregião atuará com duas equipes próprias e mais uma terceirizada e terá à disposição 80 toneladas de massa asfáltica cada uma para ser utilizada em dois bairros por semana, totalizando 400 toneladas de massa asfáltica por semana nas cinco macrorregiões.

 

Segundo Pedro, o trabalho será realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, e só será interrompido em caso de chuva, já que a água impede a ligação da massa nova no pavimento. “Por meio do mutirão pretendemos eliminar buracos que surgem diariamente nas ruas e avenidas da cidade, provocados pelas constantes chuvas dos últimos meses”, afirma.

 

Ele explica que a ação terá início pelas vias mais deterioradas, conforme levantamento prévio feito pela equipe de planejamento da ação, e seguirá um cronograma de serviço.

 

Segundo os técnicos, quando o trecho fica muito danificado e o problema não pode ser resolvido por meio da operação tapa-buracos, a solução é o serviço de recapeamento, com a aplicação de novas camadas de massa asfáltica.

 

Segurança

 

As equipes da operação tapa-buracos trabalham conforme as normas de segurança. Além de contar com equipamentos de proteção individual, têm o respaldo da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) no controle do trânsito.

 

Os trabalhadores da operação recebem luvas, capacetes, botas com ponteira de aço, roupas, protetores de ouvidos e colete com faixa reflexiva. A programação da operação na via pública, principalmente na região central e corredores de tráfego, é comunicada com antecedência à EMDEC para providenciar a interdição do local e monitorar o trânsito enquanto durar o serviço.

 

Para desviar o tráfego de veículos do trecho são colocados normalmente espaçados de cinco a seis cones de borracha para garantir a segurança dos trabalhadores, do equipamento e do material. O procedimento é adotado mesmo quando a atividade é realizada em vias secundárias de bairros periféricos, onde costumam circular poucos veículos.

 

Se não precisar de acompanhamento direto dos fiscais e controladores de tráfego da EMDEC, a equipe da operação coloca cones e cavaletes para desviar o trânsito e utiliza os equipamentos de segurança individual.

 

 

 

Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40

Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados

Crédito: Arquivo/PMC

Foto: Trabalhadores durante operação tapa-buracos | Crédito: Arquivo/PMC

Trabalhadores durante operação tapa-buracos