Notícias Organismos Públicos

Prefeitura

2010-01-21 15:29:00 - Notícias

Serpente do Aquário Municipal pode ter sofrido autofecundação

Bruno Sgambato

 

Uma serpente Caiçaca (Bothrops moonjeni), que vive em cativeiro no Aquário Municipal de Campinas pode ter sofrido partenogênese no início deste mês. A partenogênese é um processo de autofecundação, quando o crescimento e do desenvolvimento do embrião ocorre sem fertilização, ou seja, por reprodução assexuada.

 

A espécie, proveniente de doação do Zoológico “Quinzinho de Barros” de Sorocaba, em exposição na Casa dos Animais Interessantes desde janeiro de 2006, apresentou no dia 8 de janeiro, um comportamento diferente.

 

Isolada em um dos terrários, a espécie vivípara (sem contato com nenhum outro exemplar da mesma espécie, deu início a um processo de parto de 21 ovos atrésicos, caracterizados pela presença de uma massa dura de vitelo que é expelida durante o parto) e seis filhotes normais.

 

Após o parto os filhotes foram deixados com a mãe no terrário até que saíssem da bolsa, durante 24 horas. No término deste período apenas dois, dos seis filhotes sobreviveram e, vieram a óbito assim que retirados do terrário.

 

Exames

 

Os filhotes e atrésicos foram encaminhados para análises clínicas. Devido à raridade do caso, a equipe de biólogos do Aquário vêm levantando o histórico do animal, cujo nascimento ocorreu em cativeiro no Zoológico de Sorocaba, afim de encontrar explicações para tal comportamento.

 

Segundo a bióloga do Aquário Municipal de Campinas, Denise Polydoro, exames serão feitos para identificar a origem do problema. “O mais correto seria fazer um exame de DNA, mas o Instituto Butantã, em São Paulo, não dispõe desse tipo de exame para esta espécie”, disse.

 

A bióloga conta que, apesar de casos semelhantes terem acontecido no país, é bem raro. Os nascimentos, em cativeiro, de fêmeas mantidas isoladas de machos por muito tempo (de quatro a sete anos) foram registrados em pelo menos duas espécies brasileiras: Bothrops moojeni e Bothrops insularis.

 

Curiosidades

 

A Caiçaca, da família viperidae tem hábitos noturnos e se alimenta de rãs, lagartos e de pequenos mamíferos. São ágeis e boas nadadoras, sendo fácil encontrá-las nas margens de rios. No Brasil são encontradas 17 espécies do gênero Bothrops, sendo que estas espécies abrangem todo o território nacional e, os mais diversos biomas. Essas serpentes se caracterizam como predadoras ativas e inoculadoras de peçonha.

 

 

 

 

 

Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40

Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados