Notícias Organismos Públicos

Câmara Municipal

2022-06-23 15:47:00 -

Inclusão produtiva de jovens é debatida na Câmara
Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP

Reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude desta quinta-feira (23/6)

EMANUEL BELMIRO
DA REDAÇÃO

Nesta quinta-feira (23/06) a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude da Câmara Municipal de São Paulo discutiu a inclusão produtiva dos jovens paulistanos com a presença de representantes da Coordenadoria de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

O coordenador de Políticas para a Juventude, Ramirez Lopes, fez uma apresentação dos programas e projetos que a Prefeitura de São Paulo tem desenvolvido na cidade para qualificação dos jovens tais como o programa Bolsa Trabalho, o projeto Dona do Meu Trampo, entre outros.

Segundo Ramirez Lopes, a Prefeitura está focada em desenvolver políticas públicas que ampliem as habilidades criativas e empreendedoras dos jovens de baixa renda, ou em vulnerabilidade social, que vivem na capital e que possuem idade de 15 a 29 anos. “Fazer a transformação social destes jovens é uma das prioridades dessa gestão. Todos esses projetos possuem dois objetivos, que é de capacitar e estimular esses jovens para que eles possam conquistar seu espaço num mercado de trabalho cada vez mais exigente e concorrido”, afirmou Lopes.

As dificuldades enfrentadas pelos jovens com a chegada da pandemia também estão sendo trabalhadas pelo Executivo municipal, segundo Ramirez Lopes. “Através de estudos, identificamos que durante a pandemia, uma porcentagem considerável de jovens aqui da cidade começaram a empreender por necessidade. Pensando nisso, começamos a desenvolver políticas e ações que ajudassem na emancipação desse público, tanto do ponto de vista educacional, quanto do ponto de vista financeiro”, ressaltou ele.

A presidente da Comissão, vereadora Rute Costa (PSDB), considerou bastante positiva as ações do governo municipal, mas ressaltou a necessidade de ampliar o apoio àqueles adolescentes cujos estudos foram prejudicados pela pandemia. “Essa tem sido uma preocupação constante dessa Comissão o apoio aos estudos dessa juventude. Por isso é importante entender esse momento de dificuldade que o jovem ainda está passando e reforçar nele suas perspectivas com relação ao futuro. Porque educação é fundamental”, disse a parlamentar.

Durante a reunião, também foram aprovados requerimentos, entre eles o de autoria da própria vereadora Rute Costa, convidando o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, para esclarecimentos sobre a situação do ensino na cidade de São Paulo. “Nós vereadores estamos recebendo muitas reclamações de pais que estão insatisfeitos com a qualidade do ensino. Além de conteúdos que estão sendo trabalhados na escola que, ao meu ver, não devem ser prioridades nesse momento”, afirmou Costa.

A reunião desta quinta-feira, que pode ser conferida na íntegra no vídeo abaixo, foi conduzida pela presidente da Comissão, vereadora Rute Costa (PSDB), e contou com a presença dos vereadores George Hato (MDB), Elaine do Quilombo Periférico (PSOL) e Ely Teruel (PODE).