Notícias Organismos Públicos

Câmara Municipal

2022-06-21 15:59:00 -

Cecílio Santos propõe criar o Programa Pau-brasil nas escolas de Campinas

O vereador Cecílio Santos (PT) propôs a criação do Programa “Pau-brasil: plantando e conhecendo a história” como uma forma de valorização da biodiversidade brasileira e também da história do país.

O projeto de lei número 130/22 estabelece que no mês de setembro de cada ano as escolas municipais de Campinas deverão realizar o plantio de uma muda de pau-brasil e também promover atividades de conscientização ambiental e sobre a história do país.

A árvore pau-brasil foi o primeiro bem de nossa terra explorado comercialmente em larga escala para ser enviado à Europa. As florestas que foram derrubadas para sua extração se transformaram posteriormente em áreas para plantio da cana-de-açúcar.

“O pau-brasil está relacionado à nossa história, à exploração e extermínio de populações indígenas, a escravidão de pessoas negras, destruição de nossas matas e exploração das riquezas naturais. Fazer atividades em torno da planta é uma forma de debatermos nossa história e fazer os alunos refletirem sobre ela”, comenta o vereador Cecílio.

Para o vereador, é importante discutir a conscientização ambiental com uma leitura global dos processos históricos do país.

 

Texto: Gabinete do vereador Cecílio Santos (PT)

Foto: Diretoria de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Campinas