Notícias Organismos Públicos

Câmara Municipal

2022-06-21 12:06:00 -

Em moção, Permínio Monteiro destaca importância da Abadá-Capoeira - Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da ArteCapoeira

O vereador Permínio Monteiro (PSB) protocolou moção de apoio à Abadá-Capoeira - Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da ArteCapoeira, entidade que irá promover em Campinas o evento Cantabá – 1º cantos e contos, de 24 a 26 de junho. “A capoeira foi criada no século XVII pelo povo escravizado da etnia banto e se difundiu por todo o Brasil. É uma arte, que envolve dança, música e movimentos ágeis e que hoje tem papel fundamental na continuidade da cultura afro-brasileira. Incentivar eventos como o Cantabá é dar maior visibilidade à capoeira, pois ao investir em cursos de capacitação há uma enorme contribuição para o avanço da inclusão social através dessa modalidade”, diz Permínio Monteiro.

O vereador destaca ainda que a capoeira, além de uma expressão da cultura brasileira, é também uma arte-marcial que mistura esporte e a música. “Com isso seus praticantes aprendem não somente a lutar/jogar capoeira, como também aprendem a tocar os instrumentos típicos. E vale lembrar que no ano de 2014 a capoeira foi declarada patrimônio imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), pois ela representa a resistência dos escravos à bruta violência a que eram submetidos em tempos coloniais e imperiais no Brasil”, enfatiza.

Na opinião do parlamentar, é preciso valorizar esse legado e ações que preservam, valorizam e dão visibilidade a trajetória da capoeira no país. “Mais do que difundir a capoeira, mostrar seus valores, apoiar entidades como a Abadá-Capoeira e eventos como o que ocorre a partir de sexta é promover o reconhecimento do Estado quanto à importância dessa luta que tem origem na matriz africana e se confunde com a própria história do Brasil”, conclui.

Texto e foto: Diretoria de Comunicação Institucional da CMC